terça-feira, 6 de março de 2012

Quaresma e pastoreio

"Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, peciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo." (JL 2,12-13)

Queridos amigos,
A quaresma é um tempo muito fecundo de nosso ano liturgico. Um tempo que nos ajuda a um encontro pessoal com Deus, a uma transformação de vida e a um recomeço onde purificados pela provação e vencidos pela misericordia de Deus poderemos fazer de nossas vidas uma vida mais santa.
Ouvir a Igreja, acompanhar a liturgia, fazer penitência e buscar o silêncio e o recolhimento é uma grande forma de nos educarmos e aprendermos sobre o que Deus deseja fazer em nossa vida.
O mais lindo de tudo isso é que os tempos liturgicos lembram muito as estações do ano, em outras palavras as estações da vida... a primavera por mais linda que seja, sempre dá a vez a outra estação, depois do verão vem o outono e por fim o inverno... todas elas são importantes para o ciclo da semente, que se não morre não gera vida.
Assim também nos faz a mãe Igreja, cada tempo liturgico nos prepara para as etapas de nosso crescimento espiritual, para as oscilações de nossa humanidade, para nossa conversão diaria. Cada etapa vencida se renova e dá a vez a novos desafios, novas conversões e novos frutos para que a cada ano fiquemos o mais próximo possível da estatura de Cristo.
Nossa Igreja de Campinas estava vacante desde a morte de nosso saudoso Dom Bruno, pela misericórdia de Deus recebemos um novo pastor antes do início da quaresma, e embora ele assumirá nossa Arquidiocese apenas depois da páscoa, fico feliz ao ouvi-lo se pronunciar sobre a quaresma.
São palavras simples recolhidas por uma emissora de TV, mas mesmo simples são a vóz da Igreja para o povo de Mogi das Cruzes e também o de Campinas.
Partilho com vocês para que possam conhecer um pouco mais de nosso novo pastor.



Abraços fraternos,
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário