terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quem é esse Deus que se faz tão pequeno?

Sempre que paro para meditar na figura de Jesus fico estarrecida, boquiaberta de admiração e paixão por esse Deus tão presente, tão fiel e amoroso. Que mistério se esconde em cada ato seu!

De todas as figuras de Jesus destaca-me seu jeito de se fazer “pequeno”, humilde, encontrar a pérola escondida na ostra de cada ser humano, e conseqüentemente amá-los como ninguém jamais amaria.
É lindo ver Jesus repreender seus discípulos quando diz: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino do céu...”(Lc 18,16); ou ainda: “quem quiser ser o primeiro no reino dos céus que seja o último” (Mt, 20,16); “Bem aventurado os mansos... os pobres de espírito... os puros de coração...” (Mt 5 s.); “Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo... pois tive fome e me deste de comer, tive  sede e me deste de beber, era peregrino e me acolheste, nu e me vestiste, enfermo e na prisão e me visitastes... em verdade eu vos declaro, toda vez que fizeste isso a um deste irmãos mais pequeninos foi a mim mesmo que o fizeste.” (Mt 25, 34-40)



Sou apaixonada pela festa da Anunciação, dia 25 de março! Nestes tempos modernos onde nós Cristãos temos que lutar tanto para preservar a vida e combater o aborto, vemos na Anunciação todo o Amor de Deus aos pequeninos na forma de embriões. Amor este que fez com que o próprio Deus se tornasse um deles.
Medito na música dos Anjos de Resgate e Celina Borges e fico imaginando, como no relato da música, exatamente o que teria acontecido: Os anjos dos céus todos na expectativa, os infernos tremendo, e a pequena Maria, humilde menina, prostrada diante do Arcanjo Gabriel enquanto pronuncia seu “Fiat”. Imagino a Luz esplendorosa do Espírito Santo a envolvendo, iluminando a face da menina e resplandecendo a essência de Escolhida, de Preparada, Rainha e Mãe da Humanidade.


Dando ainda “corda” a imaginação, contemplo Jesus, nosso doce, obediente e humilde Amor. Basta o Fiat da Virgem e o céu se abre em festa, os anjos entram em coro, a Trindade se movimenta em Amor. O Verbo se faz carne no ventre de Maria. É o momento em que Jesus se faz mais pequenino. Um simples embrião fecundado pelo Espírito no óvulo de uma Virgem. Que Deus é esse que se faz tão pequeno?!
A promessa feita á Mãe é que Ele seria grande, o Rei das nações. Ela acreditou. Mesmo quando tudo parecia contrário e as evidências mostravam o Corpo de seu filho morto em seus braços, não duvidou porque aprendeu de Jesus que “Deus faz essas coisas para confundir os sábios” (ICor 1,27) e que “quem perder sua vida por amor a Deus e ao Evangelho, ganhá-la-á” (Mc 8,35). Somente quem é pequeno, pobre, totalmente despojado de si e repleto de Deus entenderia esse mistério!
E o que mais surpreende meu coração é que Jesus não se faz pequeno apenas por um momento. Não se faz apenas no tamanho se tornado um embrião, ou em sua missão sendo ultrajado, humilhado, morrendo por amor a nós. Ainda em sua Glória se faz pequeno, quando promete que estaria conosco todos os dias e institui a Sagrada Eucaristia!

O que é Jesus Eucarístico senão aquele mesmo Jesus Pequenino no ventre, ou Menino no seio de Maria?
Em sua Majestade Ele não precisava ser embrião e nem pão. Não precisava depender dos cuidados de uma mãe que o ensinasse a falar, comer, caminhar... Não precisava na obediência aos Sacerdotes descer do céu e se submeter à solidão dos sacrários, aos cuidados e zelos dos ministros e sacristãos... E tantas e tantas vezes ao desprezo daqueles pelo o qual Ele quis se tornar alimento.
Então pergunto mais uma vez: Quem é esse Deus que se faz tão pequeno?
Diante de tanto amor e tanto mistério, só me resta fazer a súplica de São Francisco: Meu Deus quem és Tu e quem sou eu, o que eu entendo do mundo, do amor, da vida? E conseqüentemente concluir: só Deus É, Só Deus Basta! Ele é perfeição, Ele é Verdade, Caminho e Vida.
Que possamos como a Virgem Maria dar a cada dia o nosso sim ao mistério da pequenez.
Que ela mesma seja o nosso Modelo de Capela.
E que como na Encarnação Deus se fez pequeno para crescer no ventre da Virgem Maria, que na Santíssima Eucaristia Ele não fique no sacrário e sim encontre outro útero que possa espiritualmente gerá-lo para o mundo e fazê-lo ainda viver pequeno, quando estiver em nós, pecadores.
Quando nos olharem e enxergarem o Cristo, entenderemos o Mistério, conheceremos o Amor, experimentaremos a Graça de ser escondido em Cristo.
Virgem Mãe, Capela de Cristo. Faz de nós também geradores!
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário