sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Calendario quaresmal


"Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração." (Oseias 2, 16)


Queridos amigos,
Estamos nos aproximando de mais uma quaresma. Tempo fecundo de nosso calendário litúrgico.
Fecundo porque se nos dedicarmos a proposta de conversão que ele nos trás, veremos com certeza mais a frente, um desabrochar de flores em nossa espiritualidade. Sim, toda flor antes de desabrochar precisa de cultivo e preparo para que depois germine a semente e siga o fluxo de sua vida: flores e depois frutos!
A quaresma é exatamente este tempo de cultivo, preparo da terra e morte da semente.
Quero propor a vocês um exercício espiritual durante os quarenta dias de nossa quaresma. São exercícios simples, baseados na pequena via de Santa Teresinha; pequenas práticas para realizarmos dia a dia e nos ajudar em nossa conversão; em outras palavras poderíamos chamar de um calendário quaresmal.
Talvez você tenha inúmeras atividades de oração durante a semana, não tem problema, por ser coisas simples podem ser acrescentadas no seu dia a dia, transformando sua quaresma em algo mais espiritual.
Talvez você esteja um pouco acidioso ou distante da oração. Talvez você se sinta indisposto para recomeçar... Seja qual for o estado de seu coração, a quaresma é uma ótima oportunidade de tentar, ainda mais assegurados pela espiritualidade de santa Teresinha que é o caminho do pequeno e do humilde.
Para entender melhor a proposta do calendário, você pode antes ler o artigo em nosso blog sobre a pequena via de Santa Teresinha.
Então vamos lá:
Dia 22/02: Vou fazer uma lista dos meus pecados e apresentar a Deus na missa de cinzas, pedindo a ajuda do Espirito Santo em conseguir melhorar.
Dia 23/02: Vou meditar nas virtudes de alguém que eu esteja magoado.
Dia 24/02: Farei um sacrifico por amor a Jesus, deixando de comer algo que gosto, ou se me for possível jejuando.
Dia 25/02: Rezarei um mistério do terço pelas pessoas que se afastaram da Igreja.
Dia 26/02: Farei um agrado para alguém de minha família, uma visita, uma partilha, etc.
Dia 27/02: Começarei a semana sem me queixar, agindo como se fosse sexta-feira.
Dia 28/02: falarei somente bem das pessoas.
Dia 29/02: Farei um ato de caridade secreto.
Dia 01/03: passarei em uma Igreja pra mandar um beijo pra Jesus Sacramentado.
Dia 02/03: Farei um sacrifício e meditarei em uma estação da via Sacra.
Dia 03/03: Rezarei um mistério do terço em reparação aos  desagravos ao Imaculado Coração de Maria.
Dia 04/03: rezarei com minha família antes da refeição, rezarei por eles na missão dominical.
Dia 05/03: começarei minha semana meditando na misericórdia de Deus ao invés de me queixar de minha vida.
Dia 06/03: Meditarei em algum versículo do salmo 50.
Dia 07/03: Darei alguma coisa minha para alguém.
Dia 08/03: Farei 15 minutos de adoração a Jesus, se possível na Igreja, se não em casa, de joelhos no meu quarto pensando em Jesus Eucarístico.
Dia 09/03: Farei um sacrifício e rezarei mais uma estação da via sacra.
Dia 10/03: Rezarei um mistério do terço (ou um terço) pelos sacerdotes.
Dia 11/03: Convidarei algum amigo ou familiar para ir comigo a missa.
Dia 12/03: Lerei uma passagem do Evangelho da paixão do Senhor.
Dia 13/03: Irei partilhar com alguém sobre a bondade de Deus.
Dia 14/03: Ajudarei alguém enfermo.
Dia 15/03: Ajudarei alguém que não conheço.
Dia 16/03: Colocarei diante de Jesus as pessoas que me magoaram e pedirei a graça do Perdão.
Dia 17/03: Rezarei um mistério (ou um terço) oferecendo por meus amigos.
Dia 18/03: Farei uma peregrinação religiosa, participando da missa em outra paroquia que não conheço.
Dia 19/03: Irei escrever uma carta a Jesus.
Dia 20/03: Passarei o dia sem me queixar e sorrindo para as pessoas que encontrar.
Dia 21/03: Darei um presente a alguém especial que estou distante.
Dia 22/03: Mandarei um e-mail, darei um telefone o escreverei uma carta para alguém que tenho saudade.
Dia 23/03: Farei jejum e rezarei a via Sacra.
Dia 24/03: Rezarei um terço para conscientização dos meus pecados e para os que estão em pecado mortal.
Dia 25/03: Na santa Missa rezarei pelas mães gestantes e crianças abortadas.
Dia 26/03: No almoço agradecerei a Deus pela providencia e conversarei com os colegas sobre a providencia de Deus.
Dia 27/03: Chamarei algum amigo para fazer uma caridade comigo.
Dia 28/03: Rezarei uma Ave-Maria e um Pai Nosso pelo papa e pela Igreja.
Dia 29/03: Farei adoração a Jesus Eucarístico.
Dia 30/03: Farei três sacrifícios pela minha conversão, um em nível do ter, outro do poder, outro do prazer. Exemplos: ter- doar algo que tenho; poder-dar a vez a alguém, não querer ter razão em uma discussão; prazer- jejum de comida, diversão, etc.
Dia 31/03: Rezarei um terço pra abrir meus olhos aos meus pecados.
Dia 01/04: Irei à missa de Ramos e farei a procissão com o ramo nas mãos, oferecei o ramo a alguém que precise de oração.
Dia 02/04: Escreverei uma carta aos meus amigos e familiares agradecendo por me amarem e estar ao meu lado.
Dia 03/04: No almoço sacrificarei alguma coisa. Meditarei uma estação da via Sacra.
Dia 04/04: No almoço sacrificarei alguma coisa. Farei uma caridade em segredo.
Dia 05/04: Participarei da missa e farei um ato concreto de perdão a algum que me magoou ou que eu tenha magoado.
Dia 06/04: Rezarei toda a Via Sacra na Igreja.
Dia 07/04: Rezarei um terço pelas dores de Maria e pela situação do mundo.
Dia 08/04: ALEGRIA. Serei grato a Deus por pagar os meus pecados

Nenhum comentário:

Postar um comentário