terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Partilha sobre o Natal

Sem dúvida Jesus é o nosso maior presente!


Veio do céu e se fez carne para estar conosco e  nos arancar da solidão! Santa Teresinha tinha uma frase muito propícia onde dizia "Não é para ficar no Cibório de ouro que Jesus desce cada dia do Céu, mas sim para achar outro Céu: o céu da nossa alma onde Ele toma e encontra suas delícias".
Esse pensamento dela sobre a Eucaristia foi aplicada na minha espiritualidade pessoal em um dia de natal.
Durante muitos natais, desde minha infância, eu sempre me entristecia por perceber que Jesus não tinha voltado. Pois de alguma forma foi criada em minha alma infante, talvez por histórias, que Jesus voltaria no dia de Natal. Como um mendigo bateria na minha porta e eu teria que acolhê-lo e assim depois descobriria ter acolhido o Filho de Deus.
Era triste ver chegar a hora da grande noite e só encontrar o papai Noel; ainda mais que eu era pobre e papai Noel nunca tinha presentes cobiçados para mim; acho que isso fez com que eu tivesse essa antipatia pelo “bom velhinho”!
Mas quando comecei a mergulhar no amor de Deus tive uma experiência única. Foi no Natal de 2002.
Tinha feito o propósito pessoal de que aquele advento e consequentemente Natal, seria diferente em minha vida.
Lembro-me que montamos na garagem de nossa primeira casa – Casa Apostólica São Miguel, o maior presépio que já fizemos até hoje. Foi neste dia que conheci também o Dilson, um artesão, amigo e companheiro que nos ajudou nesta empreitada.
Agente queria muita luz, estrelas, bichinhos, casinhas... Que todo mundo que passasse pela rua parasse para olhar e admirar a alegria do natal.
A outra preparação foram nossas novenas de Natal. Saíamos de casa em casa rezando, cantando e louvando. Encontrávamo-nos em um ponto e em procissão íamos para a casa escolhida. Neste ano o João Paulo, um dos primeiros membros da Comunidade, criou a  nossa tradicional novena baseada em Francisco e Teresinha.
Conhecemos muitas famílias, alguns deles se tornaram membros e amigos íntimos da vocação Sal e Luz, como o caso do Odair e sua família.
Inspirada na frase de Santa Teresinha acima, eu havia feito o propósito de criar todas as expectativas dentro de mim para que ao receber a Santa Eucaristia na noite de Natal, saber assim estar recebendo nos braços o próprio Recém Nascido de Belém.
Participamos no dia 24, apenas alguns de nós, na missa da Igreja São José, com a Toca de Assis.
Tudo foi mágico naquela missa, apesar de não ter nada de diferente da nossa linda liturgia de Natal, mas muito mais pela minha adesão e preparação, eu sentia que a expectativa era outra. Para mim, foi o marco de um novo nas minhas preparações e formas de encarar o Natal.
Na hora da comunhão, fomos nos aproximando pouco a pouco diante do presbitério. O padre Roberto pegou várias grossas partículas consagradas que mal cabiam em minha boca.
A experiência foi mais linda ainda porque neste ano eu já era consagrada a Jesus por meio da Virgem Maria e também já havia feito os meus primeiros compromissos na Comunidade.
Foi então que com a boca repleta da Eucaristia que fechei os meus olhos e pude sentir a presença esplendorosa de um manto... Em minha experiência particular, o padre em sua casula de festa tinha dado lugar à Virgem Maria e agora era ela mesma que colocava seu Menino nos meus braços.
Cada particulazinha de Jesus que entrava no meu estomago, ia sendo transformado e oxigenado para todas as veias do meu corpo, iam também transformando a minha alma, fazendo do meu coração um céu. Nunca tive uma experiência tão profunda e indescritível com a Eucaristia e com o tempo do Natal!
Fomos embora às cinco da manhã meio que abobados, em silêncio e com um sorriso no rosto. Foi o primeiro de muitos momentos bons com Jesus Menino.
Lá fora, no caminho de volta pra casa, olhávamos e víamos pessoas festejando na rua, quebrando garrafa, brincando, trocando presentes... E pensava sem nem ter forças de dizer: ninguém é mais feliz que eu! Encontrei o Maior Presente, o Maior Tesouro, e Ele me habita!
Essa experiência me ajudou e me ajuda a cada ano, quando a primavera começa a chegar, parece que os pássaros e as cores das flores já anunciam que logo chegará este tempo mágico e especial; onde posso recomeçar com o ano litúrgico uma nova vida e enquanto espero Jesus Voltar em sua Glória, poder experimentar esse mesmo Jesus, pequenino, humilde e escondido na Hóstia Consagrada.
Partilho isso com todos para incentivá-los.
Não somente no natal mas em todos os dias Jesus se propoe a descer em nossos corações, fazer morada em nossas almas e curar todas as nossas feridas.
Que a cada dia possamos acolher Jesus Menino e pequenino que se enclina a nós somente por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário