terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UM AMIGO COMPETENTE



Existem muitos atributos dado ao Espírito Santo, e um dos poemas mais lindos que ressaltam esses atributos estão em uma das seqüências litúrgica da solenidade de Pentecostes:

És consolo e defensor, Amável hospede da alma, Alívio incomparável, Descanso no trabalho, Brisa no calor ardente, Consolo na aflição.
Ó ditosa luz divina Teu fiéis vem e ilumina, sem ti não pode haver Inocência ou bem no homem,
Vem livrar-nos do pecado vem curar nossas feridas.
Ó vem Espírito Santo
Manda do céu um raio de tua luz
Ó vem Pai dos pobres
Vem doador de graça divina e de luz
Vem vencer a aridez, nossa apatia e rigidez, guarda-nos no bom caminho, dá teus dons aos que confiam e como prêmio da virtude dá-lhes a felicidade eterna.


Ele é realmente nosso descanso, nosso consolo e defensor, hospede da alma, Pai dos que são pobres, enfim, tudo que somente um Deus pode ser... Muitas outras coisas poderiam ser ditas sobre o Espírito Santo, Socorro dos Aflitos, mas eu acrescentaria nesse poema apenas outro atributo, talvez com muita petulância em querer acrescentar algo ao que está perfeito ou simplesmente no sentido de simplificar em uma qualidade o que julgo ser um resumo de todas.
Um amigo competente!  Sim, você sabe aquele amigo que você tem que conserta computador, troca chuveiro, entende de moda, que é forte na hora de pegar peso, psicólogo quando está triste, amoroso quando precisa de um abraço, que tem um ouvido enorme quando você precisa desabafar? Existe sim!
É assim que sinto a presença do Espírito Santo em minha vida. Não é apenas um hospede ou peregrino de passagem em minha alma e corpo em momentos de oração, suplica e necessidade.
É Amigo, e amigo que recebeu um lugar só seu na casa da minha alma, onde pode sair e entrar quando quiser pois já tem a chave de casa, onde pode arrumar seu quarto do jeito que desejar com adornos ou simplicidade, onde pode deixar suas coisas trancadas a sete chaves e disponibilizar quando for pedido ou simplesmente deixar a porta aberta para que eu utilize de seus dons e frutos quando precisar. É um amigo, entende tudo, está sempre junto, jamais abandona. E mais, trás sempre companhia agradável pra dentro de casa, horas de santos, horas de anjos, horas do Pai e do Filho que foi quem o enviou e também da Mãe que é onde Ele reside por excelência. E quando ele decide dar uma festa então em nossa casa? Ficamos com todos os cômodos incendiados, abrasados.
Agora imaginem um amigo tão especial ser ainda Competente. Nada do que eu peço a Ele fica incompleto. Se precisar da ajuda Dele para um trabalho comprovo que nada faço sem Ele. Se pedir sua ajuda em uma dificuldade, naquela situação que parece improvável de se passar sem uma grande dor, em sua competência Ele se faz força, ombro, braços de Cireneu e quando vejo... Que competência! Nenhum outro amigo conseguiria assim! Sua competência também é sempre eficaz na hora de fazer a escolha certa, achar a palavra certa, ou mesmo se calar visto que é preciso muita competência pra conseguir isso.
Assim sinto em minha vida o Espírito Santo: O amigo Competente! E é tão bom saber que em cada manhã não preciso convidá-lo para passar o dia comigo, digo apenas: - Bom dia Espírito Santo, o que vamos fazer hoje? E muitas vezes o ouvir dizer: - Oi minha amiga, que tal conversarmos? E assim termos um dia produtivo (ou não aos olhos do mundo), repleto de presença, amor, eficácia e amizade.
Nessa Festa de Pentecostes convido você fazer essa experiência de deixar seu amigo Competente ajeitar algumas coisas de sua vida, passar a frente de situações em que não sente muita firmeza, te dar um colinho no momento da solidão, da prova ou tribulação.
Tenho certeza que ao ver os feitos do Espírito em sua vida vai realmente dizer: - Que amigo competente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário