terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ter o coração de Jesus


Existem muitas constatações lindas a cerca do Coração de Jesus, desde seu coração aberto pela lança do soldado de onde se derramam sangue e água, até os milagres e fatos que decorreram à devoção ao Sagrado Coração, bem como a constatação pela ciência que a Eucaristia é uma parte da carne do coração de um homem (Lanciano).
Todavia sou tomada pelo Espírito Santo a enveredar no caminho que o próprio Cristo diz de si mesmo:
SER MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.

“Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque EU SOU manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mateus 11, 29)


Jesus como homem possui um autoconhecimento profundo. Ele sabe quem Ele é, para que veio e para onde voltará. E um grande passo para termos o conhecimento de Deus e a imitação de Cristo é o autoconhecimento. Já ensinava os padres do deserto: “Se queres conhecer a Deus, conheça primeiramente a si mesmo” (Evágrio Pontico).

Talvez seja por isso que hoje uma das imitações mais difíceis de fazer de Jesus é ser Manso e Humilde de Coração. Conhecemos-nos muito pouco, nos enganamos muito com nossas paixões, vontades e intenções a cerca dos acontecimentos. Nossas palavras ou opiniões muitas vezes escondem a verdade dos fatos.
Para que possamos entender um pouco melhor o ensinamento de Jesus, precisamos nos atentar no significado Bíblico para coração, mansidão e humildade.
A bíblia é a grande riqueza do cristão, contudo para os cristãos mais acomodados e desinteressados muitas palavras podem se limitar apenas ao seu significado simplório, oriundo de traduções ou interpretações populares. Muitas palavras das quais traduzidas hoje para nossa língua possuem significados bíblicos diferentes ou mais profundos do que elas realmente aparentam. Neste caso inclui-se CORAÇÃO.


CORAÇÃO → Para nós ocidentais o coração é a sede da emoção, quando estamos apaixonados dizemos que nosso coração “palpita” ou “dói de saudade”, e muitas vezes quando queremos escrever amor, fazemos essa substituição por um desenho de um coraçãozinho!
Biblicamente falando, seu significado é outro. O coração é a sede da DECISÃO, principalmente as decisões mais essenciais da vida de um homem. Teologicamente o coração é chamado de sede da alma, lugar mais profundo e misterioso do ser humano, lugar onde Deus o habita.
Quando na Bíblia lemos mansidão não temos apenas um sentido de ausência de ira ou preocupações, a mansidão especificada por Jesus se aproxima mais das palavras paz, pobreza de coração, pureza.
Conseqüentemente a humildade, vem do húmus – terra. Aceitar a natureza humana, compreender dela a limitação e também a Graça de Deus.
Quando Jesus se diz ser manso e humilde de coração, não está sendo contrário à sua própria fala como se vangloriando. É como se Ele nos dissesse: Aprendam minha doutrina, descansem em mim porque tomo a decisão de lhe aceitar como és não faço de ti um julgamento supérfluo, conheço teu interior e coração (em todos os sentidos possíveis) e encontrareis em mim repouso para sua alma!
Se nos aprofundarmos ainda mais no que diz Jesus sobre seu coração e sobre a forma como Ele nos acolhe nos encontraremos com um ensinamento da Igreja nos dado pela Patrística: “A pureza de coração é um estado de clareza e pureza interior, de amor como abertura para Deus. Para alcançar a pureza de coração é necessário lutar: Portanto para alcançar a pureza de coração e o amor é necessário que façamos tudo quanto realizamos por meio de obras ascéticas; pois elas são instrumentos que podem libertar nosso coração de todas as paixões prejudiciais que nos atrapalham no progresso para a plenitude do amor. Assim nós praticamos o jejum, as vigílias noturnas, o recolhimento, a meditação das Sagradas Escrituras, etc. por almejarmos a pureza de coração, que consiste no amor.” (Anselm Grün)
Assim podemos dizer que Ascese é: Exercício pelo qual o ser humano se exercita numa atitude de apatheia, um estado de Paz interior em que estamos abertos para Deus, em outras palavras pureza de coração. Em outras palavras também, uma decisão tomada pelo coração de AMAR.
Nisso podemos concluir de uma forma bem simples que tanto a pureza de coração, como o amor, a ascese e o autoconhecimento e a liberdade interior estão intrinsecamente ligados. Onde um sempre é recorrência do outro.
Ascese → pureza de coração; amor.


Pureza de coração → autoconhecimento.

O conhecimento exato das emoções e paixões é a condição prévia para podermos lidar adequadamente com elas. E a meta de nossa luta é, por sua vez, a apathéia, isto é, a liberdade interior.
Ao contrário do que muitas vezes imaginamos a liberdade interior não é ter a coragem de falar tudo o que pensamos em qualquer momento, essa é uma visão muito pobre e mal feita de liberdade interior. Muito mais que isso, a doutrina da Igreja nos ensina que essa liberdade tão ansiada na espiritualidade é fruto de um coração que seja pobre, principalmente de si mesmo, que conheça suas fraquezas e por isso compreenda a fraqueza do próximo, tome sempre atitudes mansas de humildade, paz e amor, e que acima de tudo tenha a pratica das virtudes por meio da ascese sua maior ferramenta para adquirir a verdade. A liberdade interior é a constatação de que Deus É em sua vida.
Sendo assim eu posso me fazer algumas perguntas e auto avaliar-me se estou realmente tendo um coração manso e humilde como o de Jesus.
Acho-me sempre o dono da verdade?  Julgo que os trabalhos de meus irmãos estariam melhores se não estivesse na mão deles? Tiro conclusões e faço julgamentos precipitados por cima das aparências, sem tentar antes ouvir o outro lado? Levo outros irmãos através de meu palpite ou opinião a também julgar o irmão, a comunidade ou um fato? Sinto-me injustiçado e incompreendido se as pessoas discordam de minha opinião? Tenho coragem de ir ter com meu irmão ao invés de falar mal pelas costas? Meus pensamentos estão sempre férteis e prontos para tomar todas as decisões e argumentações diante dos fatos antes mesmo de saber a verdade?
Jesus é sempre aquele que mesmo diante dos fatos consumados, como no caso da pecadora pega em adultério, nunca julga pelas aparências, sabe humilhar-se e colocar-se no chão com a pecadora, e quando ela está a sós com Ele, oferece seu perdão. Jesus vive apenas o momento do agora, o pecado da mulher já é passado, Ele a olha como ela realmente é naquele momento uma vitima sendo exposta por pecadores incapazes de reconhecer seus próprios pecados. Somente quem vive no presente consegue ser livre! Jesus não passa a mão na cabeça da mulher, no momento oportuno, quando todos se foram pede para que não volte a pecar e assim revela como funciona seu Coração.
Quando Jesus diz aprendam de mim que sou manso e humilde de coração, Ele está dizendo meu irmão que deseja que você se conheça de verdade, tome a decisão de AMAR acima de tudo e viva na plena felicidade de se saber livre em Deus, livre interiormente e conseqüentemente em PAZ!

Jesus Manso e Humilde de Coração,
Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário